A mulher hipocondríaca acredita que é apenas cuidadosa

mulher com hipocondria
Quem nunca teve ou tem um amigo, um parente ou simplesmente nunca viu de perto, uma pessoa que está voltando do consultório médico, ou deixou de ir a um compromisso ou evento interessante por que estava "doente"? Com certeza ninguém. Todo mundo, já conviveu ou ainda convive com alguém que vive se queixando de dor em todo o corpo o dia inteiro. Sempre é a cabeça que dói de manhã, a tarde é a vez dos rins, do estomago e a noite não dorme porque seu coração bate tão forte, que quase parou. Assustada e apavorada com a "batedeira" acaba preferindo ficar acordada com medo de morrer dormindo.

Esse é o comportamento típico do hipocondríaco, pessoa que tem mania de doenças. Está sempre certo de que tem alguma doença grave. Se algum conhecido está de fato com algum mal grave, imediatamente a pessoa começa a sentir os mesmos sintomas acreditando estar caminhando rumo ao fim. São os efeitos sintomáticos.

Começa então um estado de ansiedade alternado a momentos depressivos, que levam o hipocondríaco a percorrer numa maratona de tempo recorde, boa parte dos consultórios médicos da cidade, onde acabam ouvindo sempre que não há nada de errado, que sua saúde está perfeita. Mas a pessoa não acredita. Prefere pensar que o médico e o resultado dos exames estão errados. Numa atitude totalmente irracional, acaba indo parar num caminho perigoso: Da automedicação. Tomam qualquer remédio que a sabedoria popular "diz ser bom " para o suposto mal e assim acabam de fato correndo sérios riscos.

Ajuda psicológica para a mulher hipocondríaca


Em nenhum momento a mulher hipocondríaca pensa que precisa de ajuda psicológica. Segundo especialistas, esse é o maior desafio. A pessoa nunca admite que esses cuidados excessivos com a saúde, são na verdade distúrbios que merecem atenção. Quando questionadas sempre dizem que são apenas "cuidadosas".

De acordo com a medicina, a hipocondria está associada ao Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a depressão necessitando ser tratada adequadamente.

O tratamento da hipocondria consiste em medicação com uso de antidepressivos e remédios para controlar a ansiedade juntamente com uma terapia comportamental onde o paciente tem o acompanhamento de um especialista que se julgar necessário fará um trabalho de acompanhamento e orientação também com familiares.

Para um diagnóstico seguro, é sempre levado em conta o histórico de vida do paciente até aquele momento durante a avaliação.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França