Parkinson: atividade física ajuda na prevenção

Parkinson: atividade física ajuda na prevenção da doença na mulher
Parkinson é uma doença degenerativa que se desenvolve no sistema Nervoso Central e se caracteriza, pelo o comprometimento dos movimentos do corpo. Isso acontece devido a morte gradativa dos neurônios. Se manifesta na maioria dos casos em pessoas acima dos sessenta anos, isto é, na terceira idade, sendo na mesma proporção entre homens e mulheres.

Os sintomas só aparecem quando quase todos os neurônios já estão mortos ou comprometidos e deixam de produzir dopamina, um neurotransmissor responsável pelos movimentos e energia física.
A deficiência ou ausência de dopamina provoca os seguintes sintomas:
- Tremores
- Cansaço
- Desequilíbrio
- Alterações da fala
- Perda da coordenação motora

A origem do Parkinson é desconhecida, pois a ciência ainda não chegou a um diagnóstico quanto aos verdadeiros motivos que levam ao desenvolvimento da doença. O Parkinson não tem cura, mas o paciente pode levar uma vida relativamente normal, mesmo com limitações desde que se cuide de acordo com as orientações específicas.

Atividades físicas são de grande importância para a preservação da coordenação motora. Caminhadas, natação, ginásticas e outros exercícios, fazem parte da terapia, mas sempre sob prescrição e orientação do médico especialista que acompanha o caso.

A família tem participação fundamental nesse processo, não permitindo que a pessoa interrompa sua rotina de vida devendo também estar sempre atenta a possíveis quadros depressivos, a algum efeito colateral de medicamentos e a qualquer comportamento diferente do paciente que, quase sempre é idoso.

O tratamento de Parkinson


Consiste na associação de fisioterapias, fonoaudiólogas e terapia ocupacional. Esta última é necessária, uma vez que é muito importante que a pessoa se sinta capaz e útil. Em alguns casos a intervenção cirúrgica é recomendada para amenizar os sintomas, não para a cura.

A ciência já pesquisa e trabalha em tentativas de bloquear o avanço da doença e o diagnóstico na fase inicial da doença é fundamental para o sucesso do tratamento.

Atenção: Mulheres que praticam atividades físicas desde a juventude têm menos probabilidade de desenvolver o Parkinson, devido a constante ativação cerebral. O sedentarismo indiferente de faixa etária, contribui para evolução de qualquer processo degenerativo no organismo. Mesmo sendo uma doença predominante da terceira idade, é aconselhável procurar um médico diante da persistência dos sintomas, Pois cerca de 5% dos pacientes no mundo todo, tem idade inferior a quarenta anos.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

O mal de Alzheimer atinge mais mulheres que homens

A doença ou mal de Alzheimer, é uma doença degenerativa que afeta o cérebro, atingindo principalmente o funcionamento da memória.

Dieta que evita a perda de memória

Certos nutrientes possuem eficácia comprovada até na melhoria do Alzheimer, uma doença degenerativa que ocasiona a perda das funcionalidades cerebrais.

A mulher dependente emocionalmente e carente

Será que você está mantendo uma relação saudável ou está envolvida em uma dependência emocional?

Ter uma vida saudável parece difícil, mas não é impossível

Na correria dos dias atuais está cada vez mais difícil se ter uma vida saudável diante de tanto estresse

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França