Ciúmes ou sentimentos de posse? É bom avaliar essa relação

Ciúmes ou sentimentos de posse
Quem nunca sentiu ou já sofreu com o ciúme, seja como sujeito desse sentimento ou vítima? É normal do ser humano, ter esse sentimento como sensação de alerta, medo de perder. O que não é e não pode ser considerado normal é a maneira como algumas pessoas lidam com essas sensações e esses sentimentos.

O ciúme dependendo da intensidade se torna uma doença e arma perigosa nas mãos de quem não sabe conviver com as próprias emoções. Toda mulher gosta de se sentir amada, desejada e lembrada o tempo todo. Mas cuidado, ser lembrada não quer dizer que precisa ser controlada o tempo todo, como se fosse propriedade de alguém.

Infelizmente, muitas pessoas confundem amor com possessividade, se sentindo nas nuvens, flutuando de felicidade ao serem controladas pela pessoa amada, ao serem vítimas de uma crise de ciúme em público ou até mesmo na intimidade, se esquecendo que pode estar lidando com alguém que sofre de distúrbio obsessivo e como tal, essa pessoa tem sempre a certeza de estar sendo enganada ou traída vendo na outra, um objeto de posse, e não uma companhia para a vida.

Ciúmes e sentimentos doentios de posse e controle


Sentimentos doentios de posse e controle são próprios de pessoas com transtorno de personalidade obsessiva compulsiva, que endo perfeccionistas ao extremo usam de qualquer artificio para manter todos e tudo sob controle, na mais perfeita ordem, o que na verdade nada tem a ver com ciumes e sim uma forma de manipulação para que as ações da pessoa sejam sempre impecáveis de acordo com seus conceitos. No fundo essas pessoas são inseguranças, trazem algum trauma do passado muitas vezes, bloqueado no inconsciente e nem sempre lembrado, como humilhações ou rejeição e procuram compensar esses sentimentos tentando controlar tudo a sua volta.

A pessoa objeto desse ciúme por sua vez, possui baixa autoestima, têm dificuldades de auto aceitação e também, são de certa forma inseguras. Vêm, nessa relação de posse, uma fonte de proteção, um porto seguro para se esconder de seus medos de enfrentar o mundo e não percebem a dimensão do circulo que se forma em sua volta, isolando a mesma do resto da sociedade.

Nem percebe que já não pode andar com os próprios passos, deixando de ter o livre arbítrio, podendo se tornar um robô movido por controle remoto, apenas obedecendo a comandos. Mas, o pior disso tudo , é que essa relação pode se tornar perigosa, onde ambas as partes envolvidas correm graves riscos.

Cuidado! Não avalie somente a dimensão do sentimento do outro. Avalie também, os seus. Sua forma de lidar com seus sentimentos de ciúme é saudável ou doentio? Será que você também não está tentando controlar a vida de alguém? Será que você também não exige algo além do que você também não pode dar? Você é objeto de ciume ou posse? Pense em tudo isso.

Você deve ser honesta com você mesma ao procurar essas respostas e se for necessário, buscar ajuda. Lembrando sempre que, ninguém é proprietário de ninguém e que, para se ter alguém ao nosso lado não é preciso prender esse alguém em cercas ou muros com medo que ela escape e fuja.

Se a pessoa se sentir bem ao nosso lado, numa relação de troca de experiências e confiança e liberdade de escolhas, com certeza ela não fugirá, mesmo sem as cercas.
Maria das Graças
Links patrocinados
 
Veja também

Saiba como controlar o seu ciúme

Aprenda a lidar com o sentimento de posse. Conselhos para mulheres ciumentas.

Fim do relacionamento, não o fim do mundo

Terminar uma relação dói, mas não precisa acabar com a vida de ninguém.

Falta de amor e desejo sexual pelo seu namorado ou marido

Baixa da libido pode ser causada por muitos fatores.

Poema de amor: Despedida

Despedida. Poema de amor de Cecília Meireles.

Ciúmes é o tempero do amor?

Saiba a medida exata do ciúme saudável e do sentimento de posse doentio

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem.

Comentarios
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França