O diabetes é uma doença metabólica que tem como caracterÃstica a hiperglicemia, ou seja, o aumento do Ãndice de açúcar no sangue. Essa doença é a mais comum durante a gravidez e é responsável por elevadas taxas de morbimortalidade io e como se faz o tratamento.
Diabetes na gravidez
O diagnóstico do
diabetes na gravidez é realizado por meio de rastreamento universal, em uma idade gestacional precoce, de acordo com um esquema que estabelece a glicemia de jejum em todas as gestantes na primeira consulta do pré-natal. Se a taxa de glicose for menor do que 90 mg/dl e no histórico da mulher não há dois ou mais fatores de risco combinados, as grávidas são consideradas de baixo risco. Mas, se ocorrer fator de risco, deve-se continuar uma investigação com o controle da glicemia de jejum a partir de 20
semanas de gravidez. Um teste com taxas maiores que 140 mg/dl define a diabete gestacional.
O tratamento do
diabete gestacional consiste em uma dieta balanceada para controlar a glicemia da mulher, além da prática de exercÃcios fÃsicos. O diabete na gravidez é um risco e demanda sempre um acompanhamento de seu médico e o pós-parto exige um controle dos nÃveis de glicemia, no entanto, a maioria das mulheres não requer mais a utilização da insulina. Saiba que a amamentação deve ser estimulada.