Antes de se tornar diabética, a mulher passa pela fase da Pré Diabetes.
A Pré Diabetes, é quando o nÃvel da glicose está além do normal, mas ainda não chegou ao nÃvel "proibido". Sendo assim, é um estado intermediário entre a diabetes a um nÃvel normal de glicose.
Como prevenção para que o quadro não evolua, a mulher pré diabética deve o peso sob controle, mantendo uma dieta equilibrada e atividades fÃsicas.
Se descobrir que está com diabetes, você deve primeiro procurar entender o que é realmente a diabetes.
Vamos lá então:
Diabetes é uma doença que se manifesta quando o nÃvel da glicose no sangue aumenta e o organismo não produz insulina na quantidade suficiente necessária ao organismo.
A Diabetes se manisfesta nas seguintes formas:
Diabetes Mellitus tipo I- Quando o organismo deixa de produzir a insulina ou a produz em menor quantidade. Atinge com mais frequência mulheres com menos de 35 anos.
Diabetes Mellitus tipo II- É a mais comum e na maioria das vezes está relacionada ao sedentarismo,obesidade e fatores genéticos. Quase nunca apresenta sintomas, se manifesta mais em mulheres acima dos 40 anos com excesso de peso.
Diabetes Gestacional:Ocorre devido o organismo da gestante às vezes manifestar intolerância à glicose e resistência à insulina. Geralmente desaparece após o parto e atinge mais as mulheres com excesso de peso e com histórico genético da doença.
Os sintomas mais comuns da Diabetes são:
- Cansaço e fraqueza infundados
- Formigamentos nas pernas, pé e mãos
- Dificuldade de cicatrização
- Fome e sede quase insaciáveis
- Vontade de urinar por muitas vezes em curto espaço de tempo
- Distúrbios na visão como embaçamento
Ao sentir os primeiros sintomas que levantem suspeita de Diabetes, a mulher deve imediatamente procurar um médico para um diagnóstico seguro e tratamento correto. Nunca se auto medique. O tratamento nos casos de Diabetes, varia de acordo com o tipo e grau da doença. Normalmente consiste em atividades fÃsicas, dieta alimentar, insulina ou dependendo do caso, a combinação de insulina e medicamento oral.
A pessoa pode levar uma vida saudável, normal e produtiva se seguir criteriosamente o tratamento. Sempre sob orientação médica.