Que mulher não se preocupa com quilinhos extras? Estar acima do peso é uma das principais queixas femininas e motivo de muito esforço, mas você sabia que alguns alimentos podem ser grandes aliados para a manutenção do peso ideal? Os alimentos termogênicos são aliados para quem está
acima do peso, pois induzem o organismo a queimar calorias durante o processo digestivo.
Alimentos termogênicos possuem
efeito térmico e aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura do corpo e facilitam a queima de gorduras. Porém esse alimentos não devem ser encarados como milagrosos e nem fazerem parte de uma dieta única. Os alimentos termogênicos são encontrados também em forma de condimentos e podem tornar a alimentação bastante saborosa. Portanto, perder peso e se alimentar bem é uma realidade, basta saber usar as misturas adequadas e fazer uma
alimentação balanceada.
Alimentos termogênicos na dieta
A
lista de alimentos termogênicos é longa, mas podemos citar alguns exemplos. Entre os mais comuns estão pimentões, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, canela, linhaça, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi. Gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados do chocolate também fazem parte da lista. Para beber, cafeÃna, guaraná, chá verde e água gelada são as melhores opções.
Veja algumas dicas de como incluir os alimentos termogênicos na sua dieta e favorecer seu metabolismo.
-
Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.
-
Gengibre: 1 pedaço de 2cm três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.
-
Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
-
Chá Verde: 1 xÃcara de chá antes das principais refeições.
-
Canela: 1g duas vezes ao dia, pode ser usada na forma de chá, polvilhada em sopas ou em frutas como maça ou banana.
-
Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g duas vezes ao dia.