No mundo moderno, é impossÃvel para qualquer mulher viver sem maquiagem. Desde a adolescência para o resto da vida temos sempre de plantão nosso fiel kit, onde não pode faltar o básico batom, o lápis de olhos, rÃmel ou delineador, usados e retocados várias ao dia.
O hábito faz com que deixemos de lado cuidados essenciais e aquilo que foi feito para embelezar os olhos pode se tornar armas perigosas que ameaçam a saúde dos olhos.
Reação alérgica à maquiagem
Vermelhidão, coceiras, pequenos
inchaços que nem sempre levamos a sério, podem ser sinais de alguma reação alérgica à maquiagem e deve ser avaliado com muita atenção pois a saúde de seus olhos pode estar em risco. São pequenos sintomas que podem resultar em
lesões graves como queimaduras quÃmicas.
É muito importante, sempre que for usar maquiagem observar alguns aspectos como: Prazo de validade, Componentes quÃmicos, a origem do produto, verificar no rótulo se o produto foi testado em laboratório.
Não compartilhar maquiagem e nunca usar produtos muito velhos. Sempre que seus produtos estiverem mudando de aparência ou cheiro, substitua-os por novos, pois podem ser grandes hospedeiros de bactérias nocivas não só aos olhos, mas ao rosto em geral.
Evite que qualquer produto de maquiagem tenha contato direto com os olhos, ou seja, com a parte interna dos
olhos, pois são sensÃveis e requerem cuidados. Qualquer
reação alérgica por mais simples que seja diante de uso de maquiagem, suspenda o uso e procure com urgência orientação a um oftalmologista.