Você tem fortes dores nas pernas durante a noite? Quem já foi acordado por cãibras na panturrilha, coxa ou pés sabe a agonia e susto que causam. As pessoas costumam comparar o "ataque" com um apertão forte, seguido de dores locais. Crises de cãibra durante a noite são muito comuns e podem ser bastante dolorosos, além de
atrapalhar seu sono. A boa notÃcia para você que costuma sofrer com o despertar traumático é que, normalmente, as cãibras não estão ligadas a nenhuma doença grave.
As cãibras são contrações musculares involuntárias que ocorrem subitamente e deixam o músculo "retorcido". Costumam ser breves e podem deixar a região dolorida durante algum tempo. A crise é passageira e não há muito que fazer, mas você pode tentar massagear e alongar o músculo durante a contração, ajudando assim no
relaxamento da área afetada.
Pesquisas revelam diversas possÃveis causas para as cãibras, embora não exista nenhuma comprovação cientÃfica. No entanto, a medicina acredita que exista relação entre a diminuição dos nÃveis de minerais, cálcio e magnésio com as contrações musculares. A desidratação também é um fator que influi na contração involuntária, portanto beber dois litros de água por dia é fundamental. Bebidas isotônicas, que repõem lÃquido perdido e sais minerais, são altamente recomendadas para quem pratica exercÃcios fÃsicos pesados.
Algumas providências podem ser tomadas para diminuir o incomodo. ExercÃcios fÃsicos regulares tonificam os músculos e contribuem com a boa circulação. CafeÃna e nicotina também não são aconselháveis, uma vez que constringem os vasos sanguÃneos e dificultam a circulação.
Banana é bom para evitar cãibra?
A sabedoria popular indica o consumo de banana para
reduzir as cãibras. A fruta é rica em potássio e uma banana média fornece um terço da quantidade recomendada do mineral para uma pessoa adulta. Mesmo sendo um alimento muito importante para manter uma dieta rica e balanceada, não há nenhuma comprovação cientÃfica de que o consumo possa reduzir as cãibras.