A
conjuntivite é uma de inflamação da fina membrana que protege a parte branca dos olhos chamada conjuntiva e pode surgir de vários fatores que, em 99% dos casos externos. As causas são várias, mas os sintomas que incomodam são praticamente os mesmos.
A conjuntivite costuma durar cerca de 15 dias, mas os sintomas são mais forte apenas nos primeiro dias e se não deixa sequelas. Embora o tratamento seja simples é importante consultar o oftalmologista para diagnosticar a causa e tratar a infecção de maneira correta e segura uma vez que os olhos são sensÃveis e requer muito cuidado e atenção.
Causas da conjuntivite
A conjuntivite pode causada por três fatores que determinam sua classificação.
Conjuntivite bacteriana ou infecciosa: Causada por contágio com objetos contaminados como uso de maquiagem de terceiros, aperto de mão ou outra forma de contato direto com a pessoa doente. Além dos sintomas comuns a todas as manifestações da doença, nesse caso chegam a ficar purulentos e doloridos. É altamente contagiosa.
Conjuntivite irritativa: Consequência do contato dos olhos com alguma substância quÃmica como cloro, fumaças, sabonetes e produtos de limpeza. Ocorre nos dois olhos ao mesmo tempo e não é contagiosa.
Conjuntivite alérgica: È uma reação a alguns cosméticos, perfumes, poeira ou outros tipos de pó. Também acontece ao mesmo tempo nos dois olhos e não há risco de contágio.
Com exceção de alguns sintomas diferenciados citados acima os principais sintomas da doença são comuns a todas as formas de manifestações da doença. Independente das causas, os sintomas comum a todas as formas da doença são :
- olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados
- sensibilidade à luz
- coceira
- sensação areia nos olhos
Em alguns casos aparecem irritação de garganta, febre, coriza, oque faz com que esses sintomas sejam
confundidos com gripe ou resfriado.
Para aliviar os sintomas é recomendado lavar os olhos com bastante água fervida e fria. Somente isso. Nunca coloque nada nos olhos sem orientação médica.
Em casos de conjuntivite bacteriana há riscos de contágio, sendo necessários alguns cuidados.
Medidas simples para evitar o contagio em casos de conjuntivite infecciosa ou bacteriana- Não coçar os olhos pois aumenta a
irritação- Lavar as mãos com bastante frequência
- Evitar contato muito próximo e direto com a pessoa doente
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como as roupas de
cama, lenços, toalhas.
Somente o médico oftalmologista pode diagnosticar o tipo de conjuntivite e prescrever a medicação para um tratamento eficaz e sem riscos.