Um dos alimentos mais antigos, o mel é uma das substâncias fitoterápicas mais pesquisadas no mundo, e um alimento intensamente rico em propriedades medicinais. O
mel tem função imunomoduladora, antiinflamatória e mucolÃtica.
O mel vai muito além de um simples alimento saboroso, pois ainda possui propriedades cicatrizantes, revigorantes e anti-sépticas. Os minerais do mel são assimilados de forma fácil e ajudam a manter a estrutura do esqueleto e a regeneração do sangue. O mel tem vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio), além de açúcares, como a frutose e a glicose. E os benefÃcios do mel não param por aÃ. O alimento tem antioxidantes como os fenólicos e os flavonóides, que são ótimos para a saúde da pele.
BenefÃcios do mel para a mulher
E as mulheres que sofrem com a
prisão de ventre, podem contar com o mel para dar um empurrãozinho no intestino preguiçoso, já que ele aumenta o seu movimento involuntário, atuando como um facilitador do processo de digestão.
O mel ainda atua como um
poderoso hidratante, atuando em receitas caseiras de beleza, seja em máscaras para a pele ou como item principal em produtos de cosméticos. A hidratação proporcionada pelo mel é tão eficaz, que ele chega a reduzir as rugas.
Mas, as
mulheres diabéticas devem ficar longe do mel, pois ele é tão maléfico quanto o açúcar tradicional, além de possuir altas concentrações de carboidrato.