Bullying: os motivos podem estar dentro de casa

bullying casa escola
Bullying é um termo inglês que significa o "valentão", aquele que intimida, amedronta, ameaça. Cada dia mais comum nas relações interpessoais, principalmente entre crianças e adolescentes,o bullying, Infelizmente também chegou às nossas escolas em todo país. Mas afinal, de forma se manifesta?

O bullying se manifesta em forma de apelidos humilhantes, exposição da vítima a situações constrangedoras, e pode acontecer de forma física ou verbal de maneira constante, repetitiva.

Tal problema, está sendo um dos maiores desafios enfrentados pela comunidade escolar no momento e, não satisfeitos com com seus intuitos no corpo a corpo, criaram também uma maneira de propagar as humilhações via online, expondo sua vítima ainda mais com o bullying virtual, para que a vítima se sinta ainda mais acuada, uma vez que sua saga se torna pública expondo-a a mais críticas e humilhações.

O que reforça a teoria de especialistas de que, os agressores não agridem somente dentro da escola. Pelo contrário, já chegam alí com o histórico de algum tipo de violência na bagagem e querem chamar a atenção sobre si mesmos de maneira errada. Muitas vezes eles mesmos são vítima de bullying dentro da própria casa.

Geralmente, esses agressores vêm de lares em que a maneira mais comum de se resolver problemas é a violência onde, os pais não têm o hábito de dialogar com seus filhos. Esses agressores procuram suas vítimas sempre entre crianças tímidas, retraídas, com baixa autoestima, pois sabem que eles nunca têm coragem de reagir.

A vítima por sua vez, sofre as humilhações calada e consequentemente se fecha ainda mais, o que pode aumentar seus problemas psicológicos.

É preciso lembrar que tanto a vítima como seu agressor são crianças. Isso mesmo. Estamos falando de crianças. E são os futuros cidadãos de nosso país e que esse mesmo país será o que esses cidadãos fizerem dele.

Casos de bullying


A escola como entidade educacional, formadora desses mesmos cidadãos e de opinião, deve assumir um papel de mediadora nesse processo onde se faz necessário buscar a parceria da família para o resgate de valores como respeito ao próximo, a ética, companheirismo, cooperativismo e com base nesses conceitos, juntos, elaborar ações que mude esse quadro social.

Em casos de bullying, a escola deve primeiro, buscar a comunicação com os pais de ambas as partes, do agressor e da vítima, para dialogar eprocurar conhecer seus históricos. O bullying provoca danos irreversíveis nas crianças envolvidas:

A vítima, que já é tímida, sofre com problemas de autoestima que podem prejudicar seu rendimento escolar e suas futuras relações interpessoais, necessitando muitas vezes de ajuda profissional para reverter esse quadro, uma vez que pode se tornar um adulto inseguro, dependente.

O primeiro passo a ser dado nesses casos é procurar um profissional com um psicopedagogo que, orientará sobre o que deve ser feito.

O agressor por sua vez, também tem baixo rendimento escolar,cresce muitas vezes sem limites, tornado-se um adulto violento, pensando que pode fazer tudo, impondo e não conquistando respeito.

O mais grave no caso do agressor, é que seu comportamento, pode estar escondendo problemas psicológicos mais graves que também precisam de averiguação e cuidados. Então a atitude mais correta da escola diante do bullying é a busca da parceria com a família e juntos tentarem buscar caminhos que chegue à solução do problema para ambas as partes.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

Mulher, trabalho e família: parcerias que dão certo

A família não tem preço e sua realização de certa forma, também não.

A palavra tem poder de abençoar a vida

Cuidado com suas palavras, pois elas definem sua vida. Procure falar e mentalizar somente aquilo que quer para sua vida e para sua família.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França