Mulheres que sofrem com o
câncer, têm que se submeter ao tratamento de quimioterapia. Ela age fortemente nas células proliferadoras, de forma rápida, Geralmente, a mucosa, os glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e as células da pele ao serem atingidas, causam os efeitos indesejáveis da quimioterapia, como a queda dos cabelos.
Na
quimioterapia oral, é apresentada a mesma eficiência, comparada com a quimioterapia intravenosa e, além disso, é mais confortável e oferece uma melhor qualidade de vida à paciente. O tratamento inclui medicamentos antitumoriais à base de comprimidos para enfrentar as células enfermas, o que destrói e controla a sua proliferação.
Medicamentos da quimioterapia
Na
quimioterapia intravenosa, os medicamentos são introduzidos diretamente na corrente sanguÃnea. A introdução pode ser feita através de um cateter colocado pela pele em uma venosa do braço, ou em alguns casos, por meio de uma via central, que é um cateter, que fica mais tempo colocado em uma das veias superior do tórax. Esse meio é melhor, pois não precisa da introdução de uma agulha a cada vez que o paciente necessitar da quimioterapia.
A escolha pela quimioterapia oral vai depender do tipo de câncer, do grau de proliferação da doença e dos outros tratamentos realizados antes.
A quimioterapia oral tem menos efeitos colaterias do que a terapia intravenosa. No entanto, cada paciente reage de uma forma diferente. Pesquisas clÃnicas mostraram que oito em cada dez pacientes optam pela quimioterapia oral, ao invés da quimioterapia intravenosa.