O herpes é uma infecção contagiosa causada por vÃrus que se manifesta em pessoas com baixa imunidade do organismo, com aparecimento de bolhas esbranquiçadas que se rompem transformando-se em feridas avermelhadas com dor e ardência de grande intensidade. A doença se desenvolve licenciosamente no organismo e quando se manifesta externamente, já está a algum tempo encubado no organismo.
Existem dois tipos de herpes
Herpes Zoster- Aparece somente uma vez e a pessoa fica imunizada. Se manifesta no abdome ou no nervo trigêmeo localizado na face. Pode durar até seis semanas, mas a sensibilidade local persiste ainda incomodando o paciente por cerca de um ano.
Herpes simples- Causado pelo mesmo vÃrus da catapora, se manifesta na
região genital causando dor ao urinar, na boca, provocando febres e mesmo que raramente pode afetar os olhos, podendo levar a cegueira. Os sintomas são reincidentes, aparecem e desaparecem alternadamente.
O desaparecimento das feridas não significa que a pessoa está curada , pelo contrário, o vÃrus apenas se recolheu ficando encubado no organismo, para se manifestar ao primeiro sinal de debilidade do organismo.
Se adquire o Herpes
- Em contato direto com pessoa infectada como por exemplo através de um beijo.
-Compartilhando objetos pessoais como copos.
- Raios Ultra violeta também contribuem para o desenvolvimento do herpes por bloquear as defesas do organismo.Portanto é necessário alguma proteção ao se expor ao sol.
- Debilidade imunológica do organismo causada por estresse, álcool, cigarro ou alimentação inadequada.
O
tratamento do herpes consiste em uso de analgésicos, antivirais e antiinflamatórios. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances se tem de cura. A atitude mais inteligente a ser tomada diante dos sintomas, é procurar um médico.