A multinacional
Bayer Schering Pharma desmentiu que seus produtos Yasmin e Diane 35 causam trombos nas mulheres segundo informação divulgada em uma corrente de milhares de e-mails divulgados por internet. "O conteúdo desses e-mails pode confundir e gerar preocupação às milhões de consumidoras que utilizam os métodos contraceptivos de forma segura e com orientação médica" explica a empresa.
Estudos demonstram que o tromboembolismo venoso (formação de pequenos coágulos nos vasos sanguÃneos) é ocorrência rara na população em geral. Esta ocorrência é mais freqüente em mulheres durante a gravidez do que nas usuárias de contraceptivos. Segundo o relatório do CPMP/EMEA (órgão regulatório Europeu), temos os seguintes Ãndices, calculados por 100.000 mulheres-anos:
- 5 a 10 casos em não usuárias de pÃlulas.
- 20 a 40 casos em usuárias de pÃlulas.
- 60 casos durante a gravidez.
Apesar de raro, este
efeito adverso é mencionado nas
bulas de todos os anticoncepcionais hormonais para orientação às consumidoras e à classe médica.
Este tipo de medicamento é contra-indicado para mulheres com histórico atual ou anterior de problemas circulatórios, derrame ou ataque cardÃaco, entre outras situações, devendo sempre ser levado em consideração os fatores genéticos.
Bayer Schering Pharma defende que a "eficácia e a segurança de Yasmin e Diane 35" foram demonstradas em extensos estudos clÃnicos e pesquisas cientÃficas. Eles estão entre os remédios combinados
hormonais orais mais vendidos no Brasil e no mundo. "Os produtos são desenvolvidos e produzidos a partir dos mais rigorosos controles de qualidade" explica Bayer Schering AG.
Yasmin y Diane 35
Yasmin (etinilestradiol e drospirenona) é um contraceptivo oral hormonal lançado no Brasil em 2003. Devido à sua ação antimineralocorticóide, a drospirenona evita a
retenção lÃquida, ameniza a sensação de inchaço e contribui para a manutenção do peso, além de aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual.
Diane 35 (etinilestradiol e acetato de ciproterona), é um medicamento hormonal com comprovado efeito de
inibição ovulatória. É indicado para tratar distúrbios androgênicos como
acne, seborréia, hirsutismo (excesso de pêlos) e ovários policÃsticos. Diane 35 se vende no Brasil desde 1990.