O DIU medicado (Endoceptivo) consta de um Dispositivo Intra Uterino que libera 20mg/dia de levonorgestrel, com eficácia anticonceptiva de 99,8% em cinco anos após a inserção, agindo localmente no útero (endométrio), com mÃnima absorção sangüÃnea.
O endoceptivo provoca diminuição gradativa do fluxo menstrual, podendo promover amenorréia por atrofia endometrial, embora não provoque as reações sistêmicas relacionadas a progesterona. É considerado atualmente um bom método, por não influenciar endocrinologicamente o restante do organismo, enquanto contribui para o controle das hipermenorragias comuns desta fase.
A grande dificuldade de sua utilização está no preço muito alto e na necessidade de inserção por ginecologista qualificado para isso.
DIU na menopausa
Enquanto algumas mulheres consideram como vantagem "bloquear" todos os sintomas e intercorrências menstruais no climatério, outras preferem acompanhar todo o processo de evolução hormonal e de maturidade de seu organismo. Estas últimas passam a conduzir esta etapa da vida com investimento em dieta, hábitos saudáveis, exercÃcios fÃsicos, medicações fitoterápicas, homeopáticas ou acupuntura, optando desta forma, por métodos contraceptivos não hormonais.
A escolha do melhor método eficaz para evitar uma gestação nesta fase tão especial de maturidade , antes da
menopausa, é fundamental e individual e a mulher precisa se sentir segura quanto à contracepção adotada, sem, ter um preço alto de efeitos colaterais a pagar pelo desfrute de sua atividade amorosa e sexual.