Forte dor de cabeça acompanhada muitas vezes de ânsia de vômitos e intolerância à luz. Milhões de pessoas no mundo todo conhecem muito bem esses sintomas que afeta diretamente a rotina de cada uma. Esse conjunto de indesejados e incômodos sintomas descreve muito bem o que é sofrer de enxaqueca.
A maioria dessas vÃtimas são mulheres, talvez devido a
fortes alterações hormonais que sofre no decorrer da vida desde a adolescência até a terceira idade também pelas constantes situações de estresse as quais é submetida todos os dias. Quem sabe, as mulheres são mais colocadas à prova que os homens?
Enxaqueca nas mulheres
Embora as opiniões sobre a doença ainda se divergem, algumas pesquisas atribuem a enxaqueca a possÃveis desequilÃbrios no sistema nervoso central alterando as funções do nervo trigêmeo ( nervo da face e cabeça). Mas, as causas podem variar de uma pessoa a outra e sofrem influencias externas.
Fatores que podem desencadear a enxaqueca
- Poluição sonora (muito barulho)
- Ambientes com muita claridade
-
Situações de estresse- Certos alimentos (que variam de uma pessoa a outra)
- Bebidas alcoólicas
- Poluição do ar como fumaças de cigarro ou carros
- Exposição por tempo prolongado ao sol
- Alteração climáticas que provoquem choque térmico no organismo
- Hipertensão
A maneira mais eficaz de não desenvolver os sintomas é eliminar a causa .O tratamento pode ser:
Preventivo: Uso de medicamentos diariamente para evitar o desencadeamento dos sintomas (sob orientação médica).
A prática de exercÃcios fÃsicos de forma leve, moderada e com regularidade, ajuda na prevenção, pois ativa beneficamente as funções cerebrais, favorecendo a produção de anticorpos, que protegem não só contra a enxaqueca, mas outras doenças também.
O tratamento também consiste em
ingerir o medicamento apenas nos momentos de crise diante da possibilidade,ou seja, ao primeiro sinal dos sintomas, tomar o remédio para que a dor não evolua.
Deve-se consultar um médico neurologista sempre que persistirem os sintomas, pois a enxaqueca, assim com qualquer outra doença deve ser tratada de acordo com o histórico individual de cada um.
A maneira mais eficaz de prevenir ou combater é conhecer a causa e evitá-la.