Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, o suor pode se tornar um grande incômodo. Para a mulher que tem hiperidrose,
suor excessivo, o calor pode ser um perÃodo de intenso desconforto e constrangimento. A hiperidrose é caracterizada pelo
suor abundante que pode ocorrer em várias partes do corpo.
Algumas pessoas transpiram fartamente nas mãos, nos pés, no rosto, na região toráxica e nas axilas. Os sintomas podem causar extremo sofrimento para quem sofre de hiperidrose. O controle da sudorese é involuntário e o excesso da transpiração pode tornar atividades simples, como segurar um papel ou segurar na mão de alguém, um verdadeiro martÃrio.
Sintomas da hiperidrose
A hiperidrose começa a se intensificar na puberdade e o
impacto psicológico e social da hiperidrose são enormes. Os sintomas não desaparecem ou diminuem com a idade e situações de tensão ou estresse podem intensificar ainda mais o suor abundante. Pessoas que sofrem de hiperidrose tendem a ter dificuldade para se relacionarem, principalmente de maneira mais Ãntima.
Existem alguns medicamentos disponÃveis para ingestão via oral capazes de diminuir os sintomas da hiperidrose. Outra forma são substâncias adstringentes para serem aplicadas diretamente na região afetada. Algumas pessoas precisam passar por intervenção cirúrgica para retirada do nervo e assim reduzir o suor abundante No entanto, existem pessoas que sofrem com suores em várias regiões do corpo, o que torna a cirurgia não recomendada.
Existe a alternativa do uso da toxina butolÃnica para aliviar os sintomas. A toxina é aplicada na região por meio de injeções e reduz de maneira significativa o suor na área. O botox impede a transmissão nervosa das glândulas sudorÃporas e requer de 35 a 40 aplicações para produzir o efeito desejado. A duração da aplicação pode ter efeito por até seis meses.