A infância e a adolescência são fases de buscas de identidade onde são vivenciadas várias etapas de desenvolvimento e auto-afirmação. A criança entra na adolescência cheia de conflitos, que enriquecem e marcam ainda mais essa etapa tão especial da vida, em que a busca de uma
referencia afetiva e comportamental torna-se o principal objetivo num imenso dilema existencial.
Nessa fase da vida o indivÃduo começa a ter
consciência de si mesmo como ser único, com individualidade biológica e social. Começam as transformações provocadas pelas alterações hormonais, influencias genética e do contexto social ao qual o adolescente está inserido.
Tais mudanças são marcadas por grandes alterações de crescimento, modificações fÃsicas, caracterÃsticas sexuais. Com isso, o adolescente se sente confuso e inseguro pois quer ser tratado como adulto, mas vive o luto da perda da infância.
O adolescente começa a formar um conceito de si mesmo
Através do convÃvio social, o adolescente começa a formar um conceito de si mesmo iniciando então o processo de socialização com pessoas da mesma idade, é a fase da socialização, das atividades realizadas principalmente em grupos com os quais se identificam mais. O
conflito com os pais, o exagero ao criar um estilo próprio de se vestir e de relacionar-se, são formas de comportamento criados como sÃmbolos de libertação, de autonomia e afirmação e também, uma maneira de chamar a atenção sobre si.
Nessa constante busca do se "
eu", muitas vezes se agarra a fantasias, mecanismos de defesa, ansiedades, depressões, que acabam levando o adolescente a constantes mudanças de humor e frequentes mudanças de idéias e atitudes . Pela manhã quer uma coisa, à noite seu desejo já é outro bem diferente. Assim, muitas vezes são incompreendidos e tachados de inconsequente, egoÃstas e volúveis. O egocentrismo faz parte do cotidiano do adolescente como forma de impor a aceitação dos outros.
Buscam suas referências nos adultos mais próximos, em seus Ãdolos artÃsticos , professores ou outras pessoas que admiram ou em alguns casos de rebeldia, acabam se espelhando naqueles que a famÃlia reprova. Discordar dos valores impostos pela sociedade é uma atitude constante da adolescência.
Mas não são só as
transformações psicológicas que causam conflitos na adolescencia. Também as mudanças fÃsicas assustam. Nesse perÃodo surgem os sentimentos de inferioridade são comuns diante da alteração de voz, surgimento de pelos pubianos e axilas, mudanças anatômicas no nariz. As meninas muitas vezes sentem constrangimento diante do crescimento dos seios, a primeira menstruação. É o reflexo no espelho que mostra a despedida da infância, porém o adulto ainda não chegou.
AÃ vem a pergunta: Quem sou eu? A resposta vem na seguinte forma:
O adolescente é um ser especial por estar vivendo grandes transformações hormonais que influenciam totalmente nas mudanças psicológicas e fÃsicas.
Mesmo sem identidade definida certamente a adolescência é o momento mais mágico da vida, onde se vive várias emoções ao mesmo tempo, únicas, especiais dessa fase, que passa rápido dando lugar a maturidade e uma formação de caráter, que para se consolidar de forma positiva precisa muito da mediação da famÃlia, principalmente dos pais principalmente em forma de diálogo, na estruturação de valores.