Impulsos de comer exageradamente para, logo em seguida, induzir vômitos para se livrar da comida e principalmente do sentimento de culpa. È esse o drama vivido diariamente pelas mulheres que sofrem de Bulimia.
Mas o que realmente é a Bulimia?A Bulimia é um transtorno alimentar de origem psÃquica, em que a mulher sente culpa e arrependimento após ter se alimentado. Muito comum em mulheres jovens, atinge mais as pessoas que tem verdadeira obsessão pelo controle de peso. Muitas modelos passam por esse problema devido a fortes pressões com relação a seu corpo, que nunca deve estar
acima do peso, mesmo que apenas algumas gramas.
Toda mulher com Bulimia, se acha sempre acima do peso, mesmo que o espelho lhe prove o contrário e o peso esteja bem abaixo do ideal, se tornado
escrava da doença. Além de induzir vômitos, algumas mulheres vão ainda mais além quando resolvem cometer exageros.
Sem nenhuma orientação médica, começam a usar remédios para controlar mais ainda o apetite, diuréticos, são adeptas de dietas e jejuns radicais e pobres em nutrientes. Com isso acabam por colocar mais ainda em risco sua saúde. Geralmente, é muito difÃcil alguém perceber que algo está errado, pois quem sofre com a Bulimia, passa por todos os transtornos de forma solitária, não comenta com ninguém e não costuma deixar que presenciem suas crises.
Se estiver em um lugar em que não pode vomitar de imediato, comem muito pouco, ou não comem, alegando um pretexto qualquer. A famÃlia deve ficar atenta a comportamentos que levantem suspeitas. Principalmente se a mulher for jovem, tem
excesso de vaidade a ponto de cultuar o corpo. Se você tem alguém na famÃlia que se encaixa nessa situação de risco, fique atenta.
Os seguintes sintomas podem significar Bulimia
- Constante alteração do humor predominando
- Constante irritação sem motivos
- Isolamento social
-
Depressão- Se tornam pessoas ansiosas e inseguras
E atenção: observe se a pessoa sempre logo após as refeições costuma se enfiar demoradamente no banheiro. Pode ser que uma nova sessão de indução de vômitos vai começar. É bom investigar de maneira discreta.
As causas da Bulimia são mais associadas a fatores sociais, onde há muita cobrança em relação a padrões que rotulam
a beleza como sinônimo de magreza. Caso você conheça ou tem alguém na famÃlia que sofra com a Bulimia ou os sintomas citados acima, investigue bem de perto.
É importante saber: A presença de só um ou dois sintomas, não significa que seja realmente a Bulimia, mas deve ser observado com atenção.
Caso seja necessário oriente a pessoa a buscar ajuda psicológica,
O tratamento é feito com psicoterapia, nutricionista e uso de medicamentos, com devida orientação, prescrição e acompanhamento desses profissionais.