A
anorexia é um distúrbio nervoso, que atinge especialmente mulheres muito jovens ou adolescentes, mas podendo atingir também mulheres em idade adulta. A anorexia se caracteriza pela aversão a comida. A mulher anoréxica não consegue comer, mesmo sentindo fome. Procuram trabalhar o inconsciente no sentido de sempre negar a fome.
A anorexia envolve fatores psicológicos, sociais e fisiológicos e está ligada a padrões sociais pre estabelecidos, auto aceitação, carência afetiva, manias de perfeccionismo, históricos de bullying.
Existem algumas profissões que se enquadram mais no grupo de riscos como: modelos, bailarinas, jóqueis y atletas olÃmpicos.
Os sintomas mais comuns da anorexia
- Baixo peso (aspecto esquelético)
- Retardo de crescimento (em adolescentes)
- Aumento de incidência de cáries (Deficiência de cálcio)
- Depressão
- Idéias suicidas
- Falta de menstruação ou irregularidade do ciclo
As causas e sintomas da anorexia são praticamente as mesmas da Bulimia mas o principal ponto em comum entre as duas é a preocupação exagerada com a forma fÃsica devido à s pressões sociais que definem padrões de beleza relacionados com baixo peso.
A mulher que sofre com anorexia, pode vir desenvolver a Bulimia, o que pode agravar ainda mais sua saúde pois, além da desnutrição, na bulimia a mulher começa a ter hábitos perigosos como o uso indevido de remédios, come, mesmo que pouco e vomita depois .
Na anorexia, a pessoa simplesmente não come de jeito nenhum.
Esse distúrbio é responsável por 20% das mortes de pessoas com algum transtorno psicológico que morrem de ataques cardÃacos devido a insuficiência de sódio e potássio, substancias essenciais ao bom funcionamento do coração. Quadro tÃpico de
desnutrição e desidratação.
O tratamento assim como na
Bulimia consiste em psicoterapias e medicamentos, sendo que em casos mais graves, a internação hospitalar temporária se faz necessário.
Uma relação de confiança entre médico e paciente é importante para o bom resultado do tratamento.