Fobia social: É preciso admitir que precisa de ajuda

As causas da fobia social
Na maioria das vezes confundida com timidez, a fobia social se caracteriza por medos e ansiedades em excesso, de maneira a interferir na rotina de vida da pessoa. Tais sentimentos são sempre voltados a algo real, nas situações em que o fóbico se sente ameaçado e sujeito a julgamento e opinião de terceiros. É insegurança e medo de não ser aceito no meio social. Se apavora diante da possibilidade de falar em público ou até mesmo em situações em que tem de expressar para seu grupo em que faz parte. A pessoa se trava. É comum nessas situações perder a voz, tremor e suor excessivos, taquicardia.

Por medo, sempre concordam com tudo a sua volta só para não ter de se manifestar diante do grupo. As mulheres que sofrem de fobia social se tornam frustradas e com a autoestima baixa acabam por não conseguirem emprego ou não crescem profissionalmente.

Medo de não ser aceito no meio social


Algumas mulheres desistem de seus estudos só para não ter de se socializarem com os colegas de colégio ou faculdade. Pelo simples motivo de nunca manifestar sua vontade ou opinião, o fóbico acaba sendo rotulado como pessoa legal, de fácil convivência. Puro engano. Apenas vai se fechando para o mundo e acumulando frustrações. Perde grandes oportunidades de crescimento por ter medo de arriscar na busca dos sonhos ou novas oportunidades.

As causas da fobia social são associadas a fatores genéticos e influências do meio social, principalmente do meio familiar que é de onde todo ser humano copia seus primeiros exemplos para a vida principalmente dos pais. Então se ela cresce convivendo com medos e inseguranças em excesso com certeza levarão um pouco disso na bagagem da vida

Quem sofre com essa doença deve procurar ajuda profissional, pois existe tratamento. A primeira coisa a fazer é procurar orientação psicológica para que o especialista avalie a dimensão do problema e inicie o tratamento, que pode ser terapia comportamental, à base de medicamentos ou a combinação das duas. O importante é admitir que precisa de ajuda e ir em busca. O apoio de amigos e família também contribui para o sucesso do tratamento.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

Coração de mulher é especial e precisa de atenção

Os principais fatores de riscos para enfarto do miocárdio na mulher.

Insônia, um verdadeiro pesadelo

Noites de angústia e dias sonolentos. Assim sente-se a mulher que sofre de insônia.

Tensão pré menstrual: explosão de emoções

Em algumas mulheres esses sintomas são tão intensos que chegam a afetar sua rotina e também a das pessoas de seu convivio.

Métodos alternativos para a mulher parar de fumar

Os métodos para pisar no cigarro antes que ele te mate.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França