Você costuma tomar um remedinho para melhorar aquela dor de cabeça que aparece as vezes? Resolve os incômodos da gripe passando em uma farmácia e comprando analgésicos e vitaminas? Ou mesmo tomar um calmante que uma amiga recomendou e disse ser tiro e queda para acabar com a insônia nos dias difÃceis? Pois então, muito cuidado! A
automedicação é atitude impensada que pode trazer diversos problemas futuros.
Não são só os
medicamentos de tarja preta, vendidos somente com receita médica, que precisam de orientação profissional para ser ingeridos.
Medicamentos de tarja vermelha, como antiinflamatórios, corticóides e antialérgicos, necessitam de receita médica, mas podem ser comprado facilmente nas farmácias sem as mesmas e são capazes de enormes danos ao organismo.
Intoxicações por remédio
Mesmo os
medicamentos comuns podem causar mal. Se você tem o hábito de entrar em uma farmácia e comprar
analgésicos, antitérmicos e medicamentos do gênero, você não imagina o quanto está brincando com sua saúde e que um remédio aparentemente inofensivo pode comprometer a sua saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde mostra que 30% das intoxicações por remédio são resultantes do uso indevido.
Veja algumas substâncias contidas em medicamentos e os efeitos que pode ter em seu organismo:
Dipirona
Comumente encontrado em antitérmicos e analgésicos, a dipirona pode diminuir o efeito de medicações para pressão alta e potencializar a ação anticoagulante
Diclofenaco
Encontrado em anti-inflamatórios, a substância pode causar úlcera e diarreias crônicas, além de reações alérgicas.
Isometepteno
A substância é encontrada em analgésicos e pode provocar a queda de temperatura do corpo (hipotermia)
Paracetamol
Encontrado também em analgésicos e antitérmicos, o paracetamol pode danificar o fÃgado se consumido em dosagem superior a quatro miligramas por dia.
Rivotril
Substância utilizada em medicamentos ansiolÃticos e antidepressivos, causa dependência quÃmica e pode ocasionar tremores, vertigens e dificuldade de equilÃbrio.