O
bruxismo, também chamado de
briquismo, é o ato de apertar ou ranger os dentes. Embora possa ocorrer durante o dia, é muito comum que pessoas estressadas mantenham o hábito durante o
sono. O bruxismo pode causar desgaste na estrutura dentária, provocar
dores faciais e cefaleias. As causas para o distúrbio não são totalmente conhecidas, mas o
estresse é um fator que contribui para a condição.
O distúrbio é chamado de parafuncional, já que as forças neuromusculares repetidas não são relacionadas a nenhum hábito motor, como a mastigação, fonação ou deglutição, sobrecarregando excessivamente os tecidos de suporte.O esmalte dentário é o primeiro que sofre com o distúrbio. O ranger constante dos dentes acaba ocasionando um desgaste no esmalte e, posteriormente, nos próprios dentes.
Causas do bruxismo
Muitas são as causas apontadas para o distúrbio, como fatores psicossociais e ambientais, problemas nos neurotransmissores e má formação dentária. No entanto, os estudos são contraditórios e não foi possÃvel chegar a um veredito absoluto. Da mesma forma, são vários os tratamentos apresentados, com Ãndices de sucesso bastante variados.
Os tratamentos mais comuns são feitos com
dispositivos dentários, que impedem o
atrito dos dentes, psicoterapia e medicamentos.
ExercÃcios de relaxamento e compressas mornas antes de dormir são medidas não-invasivas sugeridas por algumas autoridades de saúde. O bruxismo pode levar à disfunção da articulação temporomandibular (ATM). Neste caso é recomendado um tratamento que pode incluir fisioterapia ou até cirurgia corretora.