Nadar é uma atividade fÃsica aeróbica, das mais completas, pois a perfeita combinação da água e os movimentos trabalham o corpo por inteiro sem os
efeitos impactantes dos exercÃcios. E é o único exercÃcio fÃsico que pode ser praticado por crianças muito pequenas ou até mesmo bebês, desde que com a devida segurança.
Mulheres de todas as idades, inclusive idosas e grávidas com a devida orientação profissional podem se
beneficiar da natação que além de modalidade esportiva, é também usada como forma terapêutica e preventiva contra
estados depressivos, estresse, problemas na coluna, alergias respiratórias .
Ao praticar as braçadas da natação, a mulher em qualquer idade está contribuindo para o fortalecimento dos músculos cardÃacos, para o retardo do envelhecimento, está se prevenindo contra possÃveis males das articulações como as artrose. Também queima as calorias resultando em boa forma.
Mas cuidado! Mesmo seduzida e se sentindo tentada por tantos benefÃcios, não corra para a piscina mais próxima sem tomar os cuidados necessários para que possa nadar sem correr riscos. Alguns cuidados são necessários antes de iniciar a natação:
Procurar o cardiologista para avaliação- pois nem todas as pessoas são aptas à nataçãoConselhos do seu educador fÃsico ou instrutor de natação
- Usar ou não óculos especiais para natação a fim de evitar irritação nos olhos ao contato com o cloro.
- Usar ou não tampões de ouvido- para que não entre água no ouvido e provoque infecções.
-
Importante: Ao sentir os primeiros sinais de cansaço muscular, saia da água. Assim você evita crises de cãibras dentro da água.
É também muito importante que você tenha uma relação de confiança com seu instrutor para expor seus limites fÃsicos, medos e objetivos.
Nunca procure nadar só e nem deixe crianças sozinhas em contato com a água, pode ser perigoso e até fatal. A água é vital e traz tudo de bom, mas se não usufruirmos de forma consciente pode oferecer certos perigos como afogamentos.
Evite acidentes e tragédias.