Passar horas na mesma posição, abusar do salto alto e levar uma vida sedentária são alguns dos fatores que provocam as varizes. Mais do que uma
questão estética, as varizes são
problemas de saúde e merecem toda a atenção para evitar seu surgimento ou para tratar no caso de já existirem. A hereditariedade também conta, portanto, se você tem alguém na sua famÃlia com problemas de varizes, redobre a atenção.
Os homens também são vÃtimas das varizes, mas em mulheres a ocorrência é mais comum por causa dos hormônios femininos. Para as mulheres que tomam anticoncepcional o perigo é dobrado, pois o contraceptivo interfere na circulação sanguÃnea. O
cigarro é também um forte aliado para a formação das varizes, já que as substâncias contidas prejudicam a circulação saudável.
Varizes são dilatações nas veias
Varizes são dilatações nas veias e os primeiros sintomas são sensação de peso e cansaço nas pernas, pés e coxas. Quando as varizes estão em estágio mais avançado podem manchar a pele e endurecer as veias. Algumas pessoas podem até ter feridas nas pernas por causa das varizes. Colocar as pernas para repousar acima da altura da cabeça ajuda a aliviar os sintomas, mas as varizes precisam ser tratadas.
Para evitar as varizes abandone o sedentarismo.
ExercÃcios fÃsicos são fundamentais e vale desde o acompanhamento com em uma academia de ginástica à uma caminhada diária de pelo menos uma hora. Alimentação balanceada também contribui muito. Evite usar roupas muito justas, sapatos com saltos altos, principalmente se passa muitas horas de pé e se você trabalha sentada, a cada 30 minutos levante-se para movimentar as pernas.
Caso você já tenha
varizes, existem diversos tratamentos disponÃveis. As menores, que costumam ser avermelhadas, o tratamento mais indicado é a escleroterapia, uma técnica que atua diretamente nas veias com laser ou substâncias quÃmicas secando as varizes. Em casos mais sérios é aconselhado a cirurgia que remove as veias por meio de intervenção clÃnica.