Ainda pouco conhecida, a >b>ortorexia é um transtorno alimentar, em que a mulher tem verdadeira obsessão em controlar a qualidade de sua alimentação.
Geralmente quem desenvolve esses sintomas já possui histórico de algum transtorno obsessivo compulsivo ( TOC). Mas o que é realmente a ortorexia?
A ortorexia, é um transtorno de origem psicológica em que a pessoa passa a se preocupar com a alimentação de maneira obsessiva incontrolável.
A mulher ortorexica, bane de seu cardápio todos os alimentos que possam conter qualquer tipo de elemento quÃmico como os industrializados, vegetais cultivados com agrotóxicos e carnes.
Com isso, coloca a saúde em risco, devido a dieta pobre em proteÃnas, vitaminas e sais minerais, levando o organismo a desenvolver doenças como anemia grave e ao emagrecimento desordenado desenvolvendo assim uma
ortorexia anorexica.
A pessoa com esse distúrbio, passa a maior parte de seu tempo se preocupando em selecionar seus alimentos, começando pelas prateleiras do supermercado
lendo rótulos de seus possÃveis produtos consumÃveis.
A ortorexia é um distúrbio grave
Toda essa preocupação, não é com o lado estético do corpo como nos casos de Anorexias ou Bulimias, se preocupam é com a saúde do organismo, fazendo desse excesso de cuidados, um escudo de defesa contra entrada de supostas doenças.
A ortorexia é um distúrbio grave que precisa de tratamento clÃnico e quem está vivendo esse dilema jamais vai admitir que está doente.
Se alguém de sua famÃlia se comporta de maneira suspeita, em relação a hábitos alimentares, fique atenta e observe.
Pode ser que essa pessoa precise de sua ajuda e buscar ajuda médica é a atitude mais sensata que você pode ter.