Vista ainda como um mito por muitas pessoas e confundida como uma doença, a
menopausa ainda traz para as mulheres que estão nessa fase da vida, muitas dúvidas, medos, tabus e não são poucas as vezes que sofrem algum tipo de preconceito. Numa sociedade machista em que ainda vivemos é comum ouvir comentários maldosos responsabilizando todo tipo de mal humor à menopausa.
Essa fase da
vida feminina é marcada por
sintomas incômodos como transpiração e calor em excesso devido a alterações nos vasos sanguÃneos. Tais sensações à s vezes vem seguidas de calafrios e acompanhados de insônia. Mas não acaba aÃ, pois à s vezes vem junto aquela vontade de chorar sem motivo e depois do choro vem aquela raiva de tudo ou de nada ao mesmo tempo. Algumas mulheres percebem também alterações na pele pois esta, fica mais fina e ressecada, a gordurinha saliente da barriga e quadril insiste em aparecer cada dia mais, teimosa, querendo se exibir diante do espelho como se fosse um troféu ganho por todos os anos vividos até ali. Também ficam ressecados os órgãos genitais perdendo a lubrificaçao natural e provocando dor durante o ato sexual.
Vida sexual na menopausa
Diante desses sintomas, a mulher pode sentir-se como se tivesse perdendo sua
feminilidade, afetando então sua autoestima. Com isso é preciso ter cuidado para que sua libÃdo seja comprometida pelo quadro psÃquico afetando assim a vida sexual. É hora também de ficar atenta e se prevenir contra a osteoporose.
Todo esse turbilhão de
emoções e sensações acontece no corpo feminino devido a alteração hormonal que se inicia por volta dos 45 anos para a maioria das mulheres, quando tais hormonios ingratos resolvem bater em retirada sem aviso nenhum remorso, deixando as taxas relativas a eles em nÃvel baixo no sangue.
Mas é possÃvel fazer as pazes com tudo isso e viver de bem com essa fase da vida. O importante é manter a calma, encarar como uma fase natural da vida humana e procurar ajuda médica. Somente através de exames laboratoriais é possÃvel identificar qual o
tratamento certo para cada mulher, pois cada organismo reage de uma forma, seja qual for a situação. Um médico de confiança com certeza vai saber orientar qual a maneira mais eficaz para cada caso.
Alguns cuidados simples do dia a dia podem ajudar como a atividade fÃsica para prevenir e combater a osteoporose e doenças cardÃacas como a hipertensão, é também excelente auxiliar contra insonia. A alimentação rica em fibras e calcio é forte aliada nesse processo, sendo necessário ter cuidado com as gorduras e açucares, que se não forem banidos de vez, devem ser usados com muita moderação.
Viver a vida intensamente na menopausa
No mais, é importante relaxar, viver a vida intensamente.
Chorar se tiver vontade, do mesmo jeito rir, achar graça de tudo ou de mesmo de nada. A menopausa deve ser vivida naturalmente como todo o resto que acontece na vida, desde que já se tenha buscado toda a orientaçao de que precisa com seu médico.
É preciso desfazer esse mito que atormenta gerações. Para isso é importante que na relação entre mãe e filha exista confiança para se falar de certos assuntos desde a adolescencia, quando surgem as grandes dúvidas e curiosidades e que estas meninas tenham o privilégio de crescerem sabendo o que de fato ocorre nessa maravilhosa máquina que é o corpo humano.