Capaz de aliviar diversos problemas como dores de cabeça, dor ciática, de barriga, musculares e articulares, a terapia Bowen tem ganhado cada vez mais adeptos. A terapia australiana usa pequenos estÃmulos corporais para auxiliar o organismo na recuperação. Por meio de toques minimalistas, o terapeuta estimula o corpo a responder e a se reequilibrar. O corpo é estimulado e o processo de cura acontece de dentro para fora.
A
Terapia Bowen é feita sobre a pele e o terapeuta toca com as mãos e, por vezes, o cotovelo com toques suaves que desencadeiam efeitos profundos no corpo. O paciente pode estar deitado ou sentado, contanto que esteja confortável. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode recorrer à terapia para equilibrar o organismo e assim, consequentemente, se livrar de dores e mal-estar. Inclusive grávidas podem utilizar a técnica para aliviar sintomas comuns no perÃodo de gestação.
A terapia alternativa promove a melhora na
circulação sanguÃnea, drenagem linfática e desintoxicação, regula o sistema nervoso, equilibra o tônus muscular, relaxando os músculos quando estão tensos e tonificando quando estão flácidos. Além disso, a técnica promove relaxamento profundo, alÃvio emocional, bem-estar e melhora a disposição do paciente. Por isso, diversas dores são aliviadas com o tratamento.
A técnica começou a ser desenvolvida em 1950 Thomas Ambrose Bowen e recentemente incluÃda na lista de terapias manuais.
O Bowen é considerado um tratamento de superfÃcie com efeitos profundos, capazes de chegar até ao sistema nervoso promovendo um rápido e duradouro alÃvio da dor. A terapia pode ser usada em tratamentos de doenças crônicas e agudas e, normalmente, algumas sessões são suficientes para solucionar o problema. A terapia alternativa funciona como um catalisador para o bem estar geral do paciente.
A sessão da terapia dura cerca de 30 minutos e o terapeuta aplica movimentos em seqüência precisas intercalando com pausas para que o corpo do paciente possa relaxar. As pausas permitem que o corpo processe a informação e inicie a autocura. O ideal é que o paciente realize as sessões uma vez por semana.
Veja alguns problemas que podem ser solucionar com a Terapia Bowen
- Restabelecimento do corpo após uma doença, cirurgia ou lesão.
- Melhora a circulação, movimento articular, postura, drenagem linfática, assimilação de nutrientes, eliminação de toxinas.
- Dores musculoesqueléticas de forma aguda ou crônica, pós-traumáticas ou pos-cirúrgicas, ou de origem articular (perda de mobilidade ou espasmos musculares).
- Lesões desportivas (joelho, tornozelo, cotovelo, pulso, distensões musculares, luxações, entorces, etc.).
- Problemas de pescoço: torcicolos, consequências de um acidente ou má postura, restrição de mobilidade do pescoço (é de mencionar que não se realiza nenhuma mobilização do tipo quiroprático, e que em nenhum caso se move a cabeça do paciente).
- Problemas da bacia (dores na bacia, tensão em certos músculos da região pélvica e sacro).
- Problemas de costas: dores nos ombros e membros superiores, intumescimento dos braços, das mãos, restrição da mobilidade dos membros superiores, lesões ocasionadas por movimentos repetitivos.
- Bebês recém nascidos: cólicas, problemas em dormir ou problemas de alimentação.
- Crianças:
enuresis noturna (xixi na cama).
- Dor no cóccix provocado por uma queda ou mesmo pelo parto.
- Dores de cabeça originadas pelo stress e tensões, por má postura ou de origem digestiva.
- Dores ou tensão nos maxilares.
- Problemas de ouvidos.
- Ciática.
- Restabelecimento da sÃndrome de cansaço crônico e de fibro-mialgia.
- Dores menstruais: ciclo irregular, sÃndrome pré-menstrual.
- Irregularidades hormonais,
menopausa, tiróide.
- Problemas digestivos: prisão de ventre, diarréias, inflamação abdominal.
- Problemas respiratórios: asma, alergias, bronquites.
- Problemas do sistema urinário: retenção de lÃquidos, incontinência, infecções urinárias.
- Problemas relacionados com os pés: dedos de martelo, joanetes, etc.
- Má circulação.
- Hérnia discal.
- Depressões, ansiedade,
estresse.
- Problemas de infertilidade.
- Desconforto na gravidez (o peso adicional e o stress provocado pela própria gravidez podem causar mudanças posturais e consequentemente dores no corpo).
- Problemas de figado.
- Sensação de mal-estar geral.