Há muito tempo, a dança deixou de ser um privilegio apenas da garotada na faixa abaixo trinta ou de adolescentes nas baladas de fim de semana. Cada vez mais,
os salões de dança estão sendo descobertos com muita aprovação pela turma da terceira idade.
E de acordo com pesquisas, a dança só trás benefÃcios fÃsicos e psicológicos para a moçada acima dos cinqüenta anos. Diante disso só nos resta dar os parabéns para essa turma.
Dentre os inúmeros benefÃcios da dança, merece destaque:
- Ajuda no controle da hipertensão
- Previne e ameniza sintomas da osteoporose
- Grande aliada na prevenção da obesidade
Por ser uma atividade aeróbica, a dança trabalha o corpo e a mente por inteiro. Sendo assim, seus benefÃcios no tratamento ou prevenção de distúrbios que afetam mulheres na terceira idade já foram comprovados.
BenefÃcios da dança na terceira idade
A dança grande aliada auxiliando no tratamento dos distúrbios de:
- Falta de equilÃbrio
- Coordenação motora
- Falhas de memória e dificuldades de concentração
-
Melhora da auto estimaAs academias, cada vez mais investem nessa modalidade, onde já existem desde a década de setenta, danças exclusivas para atender a esse público.
É a dança Senior, que embala as festas e encontros dessa turma pelos salões brasileiros e conquistando cada vez mais adeptos.
A dança hoje é a principal atividade, utilizada pelos professores e educadores fÃsicos, para tirar a terceira idade do sedentarismo e do comodismo. Principalmente as mulheres nessa etapa da vida, sempre se limitaram apenas a trabalhos manuais para "passar o tempo", ou se realizando através dos filhos ou netos.
Hoje, esse quadro vem sofrendo alterações e aos poucos a mulher da terceira idade vai se inserindo novamente na vida ativa. A média de vida da humanidade aumentou muito nos últimos anos devido a avanços da medicina e essa população sente necessidade de voltar à s atividades de alguma forma e a dança entra como estÃmulo para desbloqueios, desinibição, socialização.
Através desses momentos dançantes, mulheres e homens da terceira idade conhecem novas pessoas, esquecem um pouco seus problemas. A agitação da vida diária em geral, afasta o idoso do convÃvio social e familiar sob a justificativa de que ninguém tem tempo para ele.
Isso faz com que se sinta carente de afetos, atenção e geralmente esses sentimentos se refletem em forma de dores fÃsicas, insônia,
baixa auto estima.
Ao se socializar novamente, o idoso sente que ainda é capaz de produzir de alguma forma, de contribuir para o crescimento de alguém. Muitos talentos são descobertos nessa fase da vida, como escritores, artistas, palestrantes, educadores sociais. Começam sempre com seu próprio exemplo de vida e conseguem ir longe.
Vários talentos são despertados numa pista de dança sênior. E com certeza, essa volta à vida social se dá de maneira mais prazerosa e consciente, trazendo na bagagem muita experiência para ser compartilhada. E tudo pode começar numa dança.