O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja. Mesmo assim seu consumo entre os brasileiros é ainda muito pouco em relação a outros paÃses devido a falta de informação sobre seus benefÃcios e até mesmo como pode ser inclusa no cardápio diário.
Para as mulheres em especial, a soja trás inúmeros benefÃcios. Os incômodos
sintomas da menopausa, todas que já sentiram, conhecem muito bem a intensidade com que aparecem. Quem ainda não os viveu, viverá isso é certo. Mas poucas sabem que podem encontrar num alimento simples, de fácil acesso, um forte aliado no combate a esses sintomas.
Pouco ou nada sabem de seus verdadeiros benefÃcios para a saúde. Pesquisas apontam que seu consumo diário ajuda a aliviar as ondas de calor e suor excessivo comuns na
menopausa. Isso ocorre devido a presença do
fitoestrógeno ou isoflavona , componente da soja, semelhante ao hormônio de estrógeno que como tal, tem função importante no controle de problemas na fase da menopausa.
A soja é de grande eficácia na menopausa
- Na prevenção de câncer de mama e colo de útero.
- Ajuda contra a osteoporose.
- Diminuição do colesterol.
- Excelente aliada contra a obesidade.
De acordo com as mesmas pesquisas, mulheres orientais, sofrem bem menos com os sintomas da menopausa e isso é associado ao alto consumo da soja no dia, principalmente das japonesas.
Existem várias opções de consumo que variam de acordo com o gosto e costumes de cada uma. E o melhor de tudo, é que sua famÃlia também pode consumir. É só usar a criatividade e cuidar da saúde de forma gostosa.
A soja pode ser consumida - Texturizada em forma de hamburguer.
- Com legumes,
- Em lasanhas,
- Pães à base de farinha de soja.
- Strogonoff,
- Missô, tofu, sucos
- Leite de soja - Que pode ser encontrado em supermercados ou lojas especializadas, mas também pode ser feito em casa. Existem receitas disponÃveis.
Importante: A soja não é medicamento e sim alimento cujo consumo não dispensa o consumo de leite, carne, outros vegetais. O ideal é uma alimentação balanceada e equilibrada, onde a soja será inserida. Converse com seu médico sobre o assunto, ele vai saber te orientar devidamente.